segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ALMOÇO "QUASE" MINEIRO



Preparando o almoço do dia dos pais: comecei no sábado, para dar um alívio pra todo mundo no domingo. Antes de mais nada, peguei o lombo e temperei com Tempero para Churrasco da Masterfoods (mistura seca de ervas), alho, alecrim, sal, pimenta e um copo de vinho branco. Deixei marinar por alguns minutos enquanto preparava a mise en place para o restante dos pratos. Refoguei o lombo por aproximadamente uma hora, em fogo baixo, pingando água e virando toda vez que a água secava. Quando estava dourado, tirei da panela, coloquei dentro de um saco plástico e guardei na geladeira. 

No tempero que ficou na panela, refoguei um pouco de cebola picada, acrescentei mais ou menos 1 xícara de água, 1/2 lata de creme de leite e 1 colher de molho inglês - o molho do lombo ficou pronto. 

Para guarnecer o lombo, fiz as batatinhas calabresas que aprendi com a Simone Panace, só que na pressão: lavei bem as batatinhas, coloquei na panela de pressão e, por cima, coloquei bastante bacon e alho fritinhos, e salpiquei bastante orégano -assim que a panela começou a pegar pressão (os primeiros chiadinhos, senão vira purê), desliguei a panela e deixei esfriar. Mais um saquinho plástico, geladeira. 

No domingo, como o lombo estava gelado, ficou muito fácil fatiá-lo. Dispus no refratário e levei ao forno por uns 40 minutos. Nos 10 minutos finais, acrescentei as batatinhas calabresa para aquecerem.



Fiz outra guarnição para o lombo: farofa fria. Como já tinha bacon nas batatinhas, resolvi testar sabores. Refoguei alho e cebola no azeite. Adicionei farinha de mandioca, temperei com sal e pimenta e levei pra geladeira. No domingo, acrescentei tomate e cebola picados, 1 lata de seleta de legumes escorrida e muito cheiro verde bem picado. Temperei com azeite, sal, pimenta e vinagre (como uma salada) - ficou leve, bem neutra!!!!!!! Vou fazer novamente!!!!!!!! 

 

Tutu mineiro: refoguei bacon, alho e cebola. Acrescentei o feijão (na verdade, sobra de feijão) batido no liquidificador. Deixei ferver, acrescentei um pouquinho de farinha de mandioca crua, só para engrossar o feijão, e cheiro verde. Guarneci com um refogado de tomates e muita cebolinha verde picada.

 

Salada fresca: agrião, alface, tomates cereja, cenoura laminada na faca (não gosto de ralar para salada) e cebola fatiada bem fininho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário