domingo, 27 de janeiro de 2013

ESFIHA





Essa postagem é realmente pra dar água na boca... kkkkkkkkkkk - eu faço essa delicinha aí, e congelo SEMPRE - a receita é simplésima, de liquidificador, não precisa sovar demais - é coisa do outro mundo... 

Ela fica fofinha, sim - mas o segredo é não colocar toda a farinha de uma só vez.  

1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
1/2 xícara (chá) de óleo
1 1/2 xícara (chá) de água morna 
1 ovo inteiro 
1 colher (sopa) de sal 
2 colheres (sopa) de açúcar 
30 g de fermento biológico fresco

Bata todos os ingredientes, menos a farinha, no liquidificador. Coloque aproximadamente 500 gr de farinha de trigo numa bacia, e despeje o conteúdo do liquidificador. Misture bem, e sove o suficiente para "sentir" que formou uma massa macia (vá acrescentando o restante da farinha aos poucos, e limpando as mãos simultaneamente, para não colocar farinha demais e a massa ficar pesada). Deixe a massa descansar uns 15 minutos, no máximo, e depois faça bolinhas (do tamanho de bolinhas de ping-pong), e deixe crescer até dobrar de volume.  

Abra as bolinhas formando discos, como mini-pizzas, mais ou menos do tamanho da sua mão. Coloque APROXIMADAMENTE 2 colheres (sopa) de recheio em cada uma. Feche, apertando as bordas, 3/4 da abertura, e depois vire e feche formando um triângulo. 

Leve assar até corarem, em forno moderado (lembre-se que tanto a massa quanto o recheio estão crus, e precisam cozinhar. Não se deve ter pressa para assar, com forno alto, porque a massa ficará embatumada). 

Eu costumo fazer esse recheio de carne:

500 gr de carne de primeira (patinho ou coxão mole) moída
aproximadamente 2 xícaras (chá) de tomate maduro, sem sementes, picado
aproximadamente 2 xícaras (chá) de cebola picada
aproximadamente 1 xícara  (chá) de cheiro verde (salsa e cebolinha) picado
sal, pimenta do reino ou síria, molho de pimenta e suco de limão a gosto
eu costumo colocar tahine (pasta de gergelim) ou molho árabe (molho à base de tahine) e uma pitada de canela no recheio - garanto, o sabor fica completamente diferente. 

Misture bem os ingredientes, e mantenha no escorredor de macarrão pelo menos 1 hora antes de começar a preparar as esfihas. Mexa de vez em quando para que sore completamente a carne.  Se quiser adiantar o preparo, faça o recheio no dia anterior e coloque-o no escorredor de macarrão no momento que começar a preparar a massa. 

Esse é link da receita, com as instruções de quem a postou:  http://tudogostoso.uol.com.br/receita/12387-esfiha-deliciosa-e-pratica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário