segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FEIJOADA

Se tem uma coisa que ODEIO é colocar no prato alguma coisa que eu não goste, sem querer. Com base nisso, eu faço a feijoada com tudo junto e tudo separado ao mesmo tempo. Confuso? Nem um pouco! Complicado? Menos ainda... rsrsrs... Trabalhoso? Muito menos do que passar raiva na hora de servir o prato... rsrsrs...

Em primeiro lugar, calcule APROXIMADAMENTE o número de pessoas que virão pro almoço - eu digo aproximadamente porque quando a gente faz feijoada, sempre tem gente a mais pra comer uma conchinha de feijão... kkkkkkkk...

Meus cálculos são sempre exagerados, por isso eu peço que consultem alguém com prática ou então esse link

O que não pode faltar na feijoada:
1. feijão de EXCELENTE qualidade (puxa, eu ia esquecendo... kkkkkkkkk)
2. bacon (compre sempre a mais - um tanto pro tempero do feijão, e outro tanto como tira-gosto antes do povo atacar as panelas)
3. linguiças (aprendi com o meu fornecedor: a linguiça portuguesa é mais barata e tão ou mais saborosa que o paio - não esqueça dela)
4. carnes salgadas (não economize na qualidade: perca um pouco mais de tempo e vá atrás de onde vende as carnes em peças, de preferência coxão mole e pernil, ao invés do lombo. Explicando: as carnes vendidas em pacotinhos, os tais "jaked beef", normalmente são acém. São saborosos, mas não são tão suculentos quanto um bom coxão mole; já o pernil salgado tem muito mais sabor que o lombo)
5. quantidades generosas de alho amassado, cebola picada e cheiros verdes
6. uma farinha de mandioca excelente
7. couve manteiga cortada bem fininha
8. caipirinha (a melhor cachaça, açúcar, limão e gelo - e alguém disposto a partir pro sacrifício de executar... kkkkk)
9. arroz branco (soltinho e fresco, por favor)

Opcionais:
a. uma salada vinagrete (aqui em casa não é opcional - é ítem obrigatório)
b. laranjas descascadas e fatiadas
c. mandioca cozida e/ou frita (na região de Belo Horizonte é ítem obrigatório)

2 dias antes da comilança, compre todos os ingredientes e prepare as carnes para o cozimento. Retire a maior parte das gorduras aparentes das costelinhas, lombo, carne seca, etc., e lave em água corrente para retirar a maior parte do sal que usam para a conservação. Coloque em bacias grande com água suficiente para cobrir, e leve à geladeira. 

Na véspera do almoço, cozinhe o feijão em bastante água (eu não costumo colocar de molho - se costuma, faça isso), com uma folha de louro (uso uma folha de louro por kg de feijão, e cozinho, no máximo, 1 kg de feijão por panela de pressão de 4,5 litros). Assim que estiver macio, transfira para uma panela grande, faça um bom refogado com bacon, alho, cebola, cheiros verdes (tudo aquilo que você costuma usar, exceto sal) e misture junto com as linguiças sem a pele que as recobre (não pique nenhum ingrediente!!!!!!!)

À parte, afervente todas as carnes salgadas. Jogue fora essa água, e, se necessário (carnes duras), coloque na panela de pressão. Outras carnes mais macias não precisam de pressão. Jogue fora novamente essa água do cozimento e junte ao feijão já temperado. 

Deixe o feijão ferver bastante, pelo menos uma hora, com todas as carnes e linguiças. Todos os sabores dos elementos se misturarão. Deixe "descansar" até o dia seguinte.

Bom, chegou o grande dia! 

AGORA você vai provar o sal! Garanto que, se vc aferventou as carnes em separado, pelo menos 2 vezes antes de acrescentar ao feijão, não precisará corrigi-lo. Caso esteja salgada, coloque uma laranja, com casca, cortada em 4, por kg de feijão, e 1 batata descascada (vai ser muito difícil estar muito salgado, precisando da batata). 

Retire todas as carnes do feijão, fatie e coloque em refratários em separado. Mantenha o feijão em fogo baixo, por pelo menos uns 40 minutos até o momento de servir. A consistência que deve ficar o caldo é de um creme fino. Os grãos do feijão devem estar o mais inteiros possível. Caso o caldo não engrossse, amasse ou bata no liquidificador algumas conchas de feijão. Esqueça qualquer tipo de engrossante!










 

 

Eu sempre falo que, no momento que se prepara uma refeição, não devemos repetir ingredientes de um prato em outro, para não "contaminar" os acompanhamentos. Se quer ser extremamente perfeccionista, e servir uma farofa, ao invés da farinha retirada do pacote, refogue alho e cebola em óleo, tempere com sal e pimenta, e junte a farinha com bastante cheiro verde. 

A mesma coisa fará com a couve: somente óleo, alho e (se gostar) cebola - salteie por alguns instantes, somente para temperar a couve, e está pronta. 

Bom, é dessa forma que eu faço feijoada. Quem prova, gosta e repete. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário