domingo, 27 de janeiro de 2013

PIZZA



 




 



Hoje eu peguei o dia pra colocar postagens culinárias em dia... kkkkkk - e lá vamos nós!!!!!!!

Adoro trabalhar com massas fermentadas! É lindo ver o resultado de seu esforço se materilizar em forma de delícias!

Eu adapto a receita de acordo com o que minha boca e minhas mãos ordenam: eu gosto de suavidade, ternura, maciez, e muitas vezes a gente não vê isso quando consome alguns produtos por aí. 

Essa massa eu peguei também no Tudo Gostoso, e foi um baita sucesso aqui em casa! 

1 Kg de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
3 xícaras (chá) de água morna
3/4 xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de pinga (para tornar a massa sequinha)

Como sempre, coloque aproximadamente metade da quantidade pedida de farinha numa bacia. Bata os demais ingredientes no liquidificador e despeje sobre a farinha, misture bem (eu costumo começar a misturar com uma colher, para não sujar as mãos no começo) e vá juntando o restante da farinha aos poucos, até formar uma massa bem macia, soltando das mãos. 

Divida a massa em 4 ou 5 porções - forme bolas e deixe crescer, até dobrar de volume. 

Abra a massa (eu costumo começar com as mãos, e depois passo para o rolo), e estique, formando um círculo de aproximadamente 30 cm. 

Pincele molho, leve para o forno para pré-assar por uns 10 ou 15 minutos (massa de pizza não deve ser pré-assada até corar as bordas - fica seca e dura), em forno MODERADO. Retire do forno, coloque recheio a gosto e volte ao forno por mais uns 15 minutos. 

Caso queira congelar, embale e etiquete somente pré-assada. Pode ser guardada com ou sem o recheio. Dura uns 3 meses no freezer. 

Esse é molho que eu uso para pizza caseira: 


Bata no liquidificador:
3 tomates
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano
folhas de manjericão (a gosto)
1/2 xícara de azeite

Pizza é um tipo de massa de pão, portanto é seca. Eu costumo usar esse molho cru, mas já vi muita receita de pizzaria famosa que usa molho pouco cozido. Uma das respostas mais coerentes que encontro pra isso é a conservação do produto. Quando a gente coloca o molho ainda cru, o líquido também está lá. No momento que o cozinhamos, ele evapora, e a pizza fica mais seca (no meu entender, dura). Quem quiser, leve ao fogo para apurá-lo. 
 Opções de recheio (para um disco):

2 latas de atum + 2 cebolas fatiadas (15 minutos de forno)
400 gr de mussarela (10 minutos de forno)
2 linguiças calabresa fatiadas e pré-fritas + 2 cebolas fatiadas (15 minutos de forno)
1 embalagem de requeijão culinário (10 minutos de forno)

Invente outro recheio - tenha cuidado com o que vai rechear, porque a massa não pode ficar muito tempo no forno, pra não virar carvão... kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário