terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FRANGO ASSADO

Teve um dia que fui na casa do Osny, e ele me surpreendeu com as coxinhas da asa (drumet) mais deliciosas do mundo: o tempero era mostarda e sal, e mais nada! Semana passada eu fiz coxas de frango com esse tempero (coloquei uma pitada de orégano, uma de tomilho, uma de menjericão e uma de mangerona, pra dar uma incrementada) e ontem fiz um frango inteiro - FICOU MARAVILHOSO!

A forma de preparo eu vi na TV, no canal Bem Simples (acho que é o Culinária Caseira).

Pegue um frango inteiro, e limpe muito bem. Retire os miúdos,e vamos ao tempero. Para uma ave de 2,3 kg, usei 3 colheres de mostarda e uma colher (sopa) de sal. Vá levantando a pele, e espalhando com as mãos a pastinha. em cima da carne, embaixo da pele. Pegue uma maçã verde média, corte em 4 e coloque dentro da carcaçã (manterá a forma e a umidade da carne). Amarre as coxas com um barbante, e espete um palito de dentes em cada asinha, para mantê-las bem juntinhas ao peito. Deixe descansar pelo menos uma hora, antes de levar ao forno. Forre uma forma com fatias de pão amanhecido, e coloque o frango com o peito voltado para baixo, sobre o pão. NÃO PECISA UNTAR A FORMA NEM BESUNTAR O FRANGO COM QUALQUER TIPO DE GORDURA - A PROPRIA GORDURA DO FRANGO VAI SE ENCARREGAR DE MANTER A UMIDADE DA CARNE. Também não precisa cobrir com papel alumínio,já já vcs entenderão por que... rsrsrs - leve ao forno em TEMPERATURA DE ASSAR BOLO (aproximadadamente 180 graus).

Depois de uma hora, retire do forno e vire o frango (coloque agora o peito pra cima), e deixe terminar o cozimento. Na hora que vc virar o frango, sairá um pouco do caldo - reserve para o final. Deixe mais uma hora no forno, agora aumentando um pouco a temperatura (uns 220 graus). Quando ele estiver bem douradinho, banhe com o caldo reservado e deixe mais 5 minutos. Está pronto!

Explicações complementares:
1. a pele do frango é cheia de gordura, e forma uma espécie de isolamento.Se vc aplica o tempero sobre ela, vai demorar pelo menos 5 horas pro sabor chegar na carne;
2. o pãozinho do fundo da forma impede que a carne grude na forma e rasgue a pele. Fica com aparência de galeto de padaria - já tentei fazer com batata, e não deu certo;
3. a gente começa a assar o frango com o peito voltado para baixo para que os sucos penetrem na carne. Não é necessário uma outra barreira, como o papel alumínio, para mantê-la, porque ela não estará evaporando.
4. Quando a gente vira o peito para cima, a pele estará bem úmida. Se colocarmos o papel alumínio, ele vai grudar e o que restar da pele ficará feia, sem crocância. Ao assarmos aberto, a pele ficará bonita e crocante.
5. o banho de caldo, no final, é só para dar uma aparência brilhante ao assado.

Estou postando sem foto, pq não deu tempo de fotografar... kkkkkkkk Se não gosta de mostarda, use outro produto para dar a liga - pode ser maionese, ou nem coloque a pastinha, só ingredientes secos. As ervas ficam ao gosto de cada um. Eu queria só mostrar como a forma de temperar e assar pode fazer toda diferença no resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário