sábado, 6 de outubro de 2012

Vamos brincar de cozinhar? Ebaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!

Durante a semana, eu e maridão assistimos ao Mais Você, numa reprise de uma tal de "costela do Pança". Adivinhem? Deu água na boca dos dois.... kkkkkkkkkkkk

 

Ontem comecei a preparar o prato (tem que deixar no tempero por pelo menos 12 horas antes de ir pro forno). A receita está nesse link. A sobremesa também foi preparada ontem: mosaico de gelatina. Fiz 4 cores diferentes de gelatina, com 250 ml de água cada uma (só). Levei para gelar. Quando ficaram firmes, piquei. No liquidificador, juntei meia lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 latas (medida) de leite integral, 1 xícara de açúcar e 2 envelopinhos de gelatina em pó sem sabor hidratadas e dissolvidas no microondas. Misturei com a geltina picada, coloquei numa travessa e foi pra geladeira. Detalhe: quando fui fazer o creme da gelatina, vi que não tinha leite condensado no armário. Usei meia lata que estava na geladeira e coloquei uma medida a mais de leite com o açúcar. Ficou muito bom!!!!!!!!

Bom, eu não tinha o acetato para embrulhar, então foi no papel alumínio - foi quase meio rolo para embrulhar. Pra deixá-la mais suculenta, coloquei a marinada junto para assar - ainda está no forno, vamos ver como fica.

Como é meu costume, preparei a mise en place para fazer os acompanhamentos: vinagrete, salada fresca, arroz branco, farofa, mandioca cozida e cebolas carameladas. Começo sempre pelos elementos secos, passo pros mais úmidos, os molhados, pra finalmente ir pras carnes. Depois de tanto ver reportagens sobre contaminação de alimentos na cozinha, achei melhor fazer isso, que além de tudo diminui o tempo em pé no fogão.

Piquei a alface bem fininha (aqui em casa é pela lei do mínimo esforço - se der pra picar, vai picar... kkkkkkkkk) e o repolho roxo. Coloquei na travessa onde será servida, e passei pros meus preparos normais. Peguei mais ou menos 2 xícaras (chá) de salsa (eu guardo as folhas de salsa higienizadas e secas na geladeira) e piquei bem miudinho - uma parte pro vinagrete, o restante pra farofa. Depois foi a cebolinha verde (também higienizada) - umas 2 xícaras tb bem fininhas - uma parte pra farofa, outra parte pra finalizar a cebola caramelada. Peguei as cebolas, e primeiro fatiei a que estava mais bonita pra salada. As demais, piquei bem miudinho - essas primeiras, que são as que a gente está com mais paciência (rsrsrs), foram pro vinagrete - as demais foram pra refogar. Uma última cebola foi picada grosseiramente - é a cebola do Sr. Pança, acompanhamento da costela. Daí piquei o pimentão, e passei para os tomates - mesmo esquema da cebola (os mais bonitos pra salada, os menos bonitos, sem sementes, picadinhos, pro vinagrete). Um pedaço de bacon (uns 100 gr), picado bem miudinho, 2 linguicinhas calabresa fininhas cortadas em rodelinhas bem fininhas. Cada coisa em uma tigelinha, vamos colocar tudo na mesa, junto com o saleiro, o pimenteiro, azeite, óleo, alho picado, farinha de mandioca, molho de pimenta ardido, molho de pimenta "tempero" e saquinhos de sazón arrumados. Panelas para preparar os alimentos selecionadas e separadas. Pratos para servir selecionados e arrumados. Pano de prato seco disponível. Vamos ao que interessa.... rsrsrsrs

Misturei os ingredientes do vinagrete, temperei com sal, pimenta moída na hora, azeite e vinagre - misturei e foi pra geladeira. Arrumei a salada fresca num  pote plástico e tb foi pra geladeira. SEMPRE que forem refogar alguma coisa, aqueçam bem a panela antes de introduzir o óleo. Ele fica menos tempo aquecendo, e o refogado sai mais bonito. Coloquei água para ferver, refoguei os temperos do arroz, coloquei o arroz, sal, 2 pacotinhos de sazón arroz branco, a água fervente, e foi cozinhar. Numa frigideira grande, fritei o bacon, acrescentei a linguiça e, qd estava bem fritinha, coloquei a cebola e, depois que ela murchou, coloquei um pouco de alho picado (mais ou menos 1 colher de sobremesa). Quando tudo começou a dourar, temperei com um pouco de pimenta ardida, 2 colheres de molho de pimenta, misturei bem e acrescentei 2 xícaras de farinha de mandioca flocada (biju). Tirei do fogo, coloquei o cheiro verde e já foi pra travessa que será servida. O arroz secou. Depois do tempo de espera, mexi (pra soltar os grãos), e tb foi pra travessa de servir. Coloquei uma panela grande com água pra ferver. Salguei e, quando levantou fervura, acrescentei um pacote de mandioca palito congelada (não encontrei in natura ontem à tarde no mercado). Ao mesmo tempo, coloquei uma frigideira com um pouco de óleo no fogo, e caramelizei as cebolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário